quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Diesat comemora 28 anos de luta por saúde e segurança no trabalho

O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho- Diesat completa hoje, 14 de agosto, 28 anos com o lançamento do livro “Trabalho e Saúde no Brasil – tópicos para reflexão e debate”, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

O Diesat foi criado em 1980, no rastro da I Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador), que tinha como lema “Saúde não se troca por dinheiro”. Naquele momento, havia pouca fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e muitas empresas se utilizavam do desconhecimento do trabalhador para fazê-los trabalhar sob condições inadequadas e até trocando condições insalubres por dinheiro, com a proliferação do adicional de insalubridade.

O curso de Segurança do Trabalho do Cefet Campos que este ano comemora, 20 anos de implantação, reconhece o papel importante que teve o Diesat, em corrigir a visão distorcida trazida por aqueles que inventaram o "Ato inseguro" que culpava o trabalhador pela ocorrência da maioria dos acidentes. O livro "Insalubridade - Morte Lenta no Trabalho" por conta disso virou referência na formação dos nossos alunos. Clique aqui e conheça o trabalho do Diesat, assim como a sua história.
Fonte: Espaço da Cidadania

Nenhum comentário: