Fonte, MTE.
Encontro, no dia 14 de outubro, vai discutir a situação de cerca de 120 mil trabalhadores envolvidos com o plantio, extração, transformação e transporte da cana-de-açúcar no Paraná
Curitiba, 10/10/2008 - A próxima reunião da Câmara Técnica do Setor Sucroalcooleiro, dia 14 de outubro na cidade de Maringá, terá a coordenação da Gerência Regional do Trabalho e Emprego no município. O evento, que será na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) às 9h, vai discutir a situação dos cerca de 120 mil trabalhadores envolvidos com o plantio, extração, transformação e transporte da cana-de-açúcar no Paraná, além de elaborar a execução das propostas sugeridas pelos membros durante o último encontro.
Entre os temas que serão abordados está a realização de um seminário, que deverá acontecer em diversas regiões paranaenses, para apresentar a empresários e trabalhadores questões relacionadas aos direitos trabalhistas.
Outra proposta da Câmara Técnica é a criação de um check-list, a ser aplicado nas 30 usinas existentes no Paraná. "A idéia é levantar dados sócio-econômicos das produtoras de álcool do estado, para que possamos acompanhar de perto a realidade dos trabalhadores", justifica o auditor fiscal da SRTE/PR, Sérgio de Barros.
Está prevista a participação de representantes de trabalhadores e empresários da produção de cana-de-açúcar, como a Vale do Ivaí, a Sabarálcool e a Usina de Açúcar Santa Terezinha - atualmente a maior do Paraná. Também - do chefe de fiscalização da Gerência do Trabalhador em Maringá, Fernando Syllos, e do gerente do Trabalho em Londrina, Dorival Arantes.
A Câmara Sucroalcooleira também está planejando a realização de mediações e audiências públicas em três usinas do Paraná: em Cambará, Bandeirantes e Porecatu. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que, só na Usina Central de Porecatu, 232 autos de infração foram lavrados. Trinta e nove veículos da Usina foram interditados, sendo que 13 destes estavam transportando trabalhadores junto aos agrotóxicos sem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Cenário - De 2005 a 2008, a SRTE/PR realizou cerca de 100 ações fiscais no setor sucroalcooleiro, fiscalizando 40 empresas do segmento. Ao todo, os auditores fiscais registraram mais de 16 mil trabalhadores e lavraram 449 autos de infração.
Segundo dados da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), o estado possui aproximadamente 611 mil hectares de cana plantados.
Local: Sesi Maringá - Rua Antonio Carniel, 499 - Zona 05.Dia: 14 de outubroHorário: 9h
sábado, 11 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário