quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Um pouco de Poesia

Nos últimos tempos buscamos restabelecer contato com os ex-alunos do curso de Segurança do Trabalho do Cefet Campos, com a finalidade de montarmos um forum permanente para troca de idéias e experiências, que redundou neste blog.

Esses contatos nos trazem muita satisfação, pela interatividade com pessoas que, num período pretérito, fizeram parte do nosso dia-a-dia e, devido a enorme heterogeneidade, acrescentaram muitos pontos em nossa caminhada.

Numa dessas buscas, contatamos o Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira (aluno nos idos de 1999), e, conseqüentemente, o seu blog.

Desconhecíamos a veia poética do Henrique e ficamos agradavelmente surpresos, com a sua sensibilidade em captar a extenuante rotina dos trabalhadores rurais, desnudada na seguinte poesia:


"Filhos da Cana

"Sobe facão,
desce facão,
fica o toco,
cai cana.
Em cada rosto
suor e carvão
almagamados
na face
com essa tintura
empretecida,
resultante
da combinação
de sobrevivência
e força exercida,
nessas mãos calejadas
que sustentam a vida".


Integramente, aqui.

Parabéns, Henrique!

2 comentários:

Blog da Sol (Suellene Giudice) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog da Sol (Suellene Giudice) disse...

Olá pessoal! Fiquei muito feliz em ver o poema do Henrique aqui. Esse poema é lindo e retrata bem a realidade dos trabalhadores rurais, os quais temos contato direto. Na SIPAT da usina Paraíso, a Elen, também ex-aluna do CEFET, expôs esse poema lá. Além de ser meu companheiro de trabalho, o Henrique é meu amigo e de vez em quando, acompanho seus momentos de inspiração. Ele é um poeta perfeito, escreve brincando, inclusive fizemos uma música juntos, chama-se POR ONDE ANDA VOCÊ, ele fez o poema e eu musiquei. Além disso ele também é desenhista. Na usina que trabalhamos juntos, a Sapucaia, ele é o desenhista do gibi informativo chamado SAPUKINHA e é criador do logotipo e do poema ambiental da empresa. Me ajudou muito quando comecei na Segurança do trabalho, me incentivando e me ensinando também. Aprendo muito com ele. O Henrique é um dos melhores técnicos de segurança da região.