terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Caríssimos:
Nesta quarta-feira, (dia 28) transcorre uma data muito importante para todos os que se dedicam à Segurança e Saúde no Trabalho. Reconhecida pela OIT como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
A data será comemorada em todo o país, prevendo-se ainda que o Presidente da República venha a sancionar decreto aprovando a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Segue abaixo um texto a respeito das origens da data, traduzida e adaptada da Wikipedia (versão em inglês).
Origens e porque 28 de abril?
O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, também conhecido como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho foi iniciado pelo Sindicato Canadense de Funcionários Públicos (CUPE), em 1984, quando o Congresso Canadense de Trabalho decidiu um dia anual de recordação, em 1985, em 28 de abril, que é o aniversário de uma lei abrangente de Compensação por Acidente de Trabalho, aprovada no Canadá em 1914. Em 1991, o Parlamento Canadense aprovou uma lei respeitando um dia de luto nacional para as pessoas mortas ou feridas em locais de trabalho, tornando o dia 28 de abril, um Dia de Luto pelos Trabalhadores.
Reconhecimento Internacional:
Durante anos eventos relativos ao Dia de Luto pelos Trabalhadores, foram organizados no Canadá e nos Estados Unidos e depois em todo o mundo. Nos Estados Unidos a data tem sido respeitada desde 1989. Desde o referido ano os sindicatos na América do Norte, Ásia, Europa e África têm organizado eventos no 28 de abril.
Tommy Harte (ativista da Campanha de Segurança no Reino Unido) trouxe a data de 28 de abril como Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho para o Reino Unido em 1992, como um dia de "Lembrar os Mortos: Lutar pelos Vivos" .
No Reino Unido, a campanha para a Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho tem sido defendida pela Campanha de Segurança e levantada pelos sindicatos, aprovado pelo Congresso de Trabalhadores da Escócia em 1993, seguido pelo Congresso de Trabalhadores do Reino Unido, em 1999, e pela Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho e pelo Executivo de Segurança e Saúde e Segurança (HSE) em 2000.
O 28 de abril é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Confederação Sindical Internacional (ITUC) como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Em 1996, a ITUC comemorou a data e começou a definir anualmente temas a respeito. Para 2006 o tema foi Locais de Trabalho nos Sindicatos: Postos de Trabalho Mais Seguros , além de um movimento pelo banimento global do amianto e da Prevenção da HIV / AIDS.
Durante 2001, a OIT, como parte das Nações Unidas, reconheceram o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e o declarou como Dia Mundial da Saúde e da Segurança Dia e em 2002, anunciou que 28 de abril deve ser uma data oficial respeitada dentro do sistema das Nações Unidas.
O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é reconhecido como um dia nacional em muitos países, incluindo: Argentina, Bélgica, Bermudas, Brasil, Canadá, República Dominicana, Luxemburgo, Panamá, Peru, Portugal, Espanha, Tailândia, Taiwan e Estados Unidos. Sindicatos em outros países, incluindo o Benim, República Checa, Finlândia, Hungria, Malta, Nepal, Nova Zelândia, Romênia, Cingapura e Reino Unido estão buscando o reconhecimento dos respectivos governos.
O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é hoje uma data internacional de recordação dos trabalhadores mortos em acidentes no trabalho ou por doenças causadas pelo trabalho e, todos os anos, em 28 de abril, eventos a ela relacionados são realizados em todo o mundo, sendo alguns exemplos disso:
campanhas ativas;
eventos de sensibilização no local de trabalho;
eventos públicos, incluindo discursos;
serviços religiosos de cunho ecumênico;
plantio de árvores;
inauguração de monumentos;
liberações do balões;
sensibilização pública para essas questões; e
exibição de sapatos vazios para simbolizar aqueles que morreram no trabalho.

Nenhum comentário: