segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Morre o idealizador das NR´s
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Médico falará sobre Segurança e Saúde no Trabalho para o Fantástico
"A notícia abaixo foi incluída na Comunidade Higiene OcupacionalPROFESSOR SÉRGIO MÉDICE DA USP FARÁ APARIÇÃO NO FANTÁSTICOO Professor Sérgio Médice de Eston, Coordenador dos cursos de Segurança da Escola Politécnica da USP, informa que depois de 22 anos batalhando por higiene e segurança, obteve mais uma vitória, desta feita junto a Rede Globo.
A emissora comprou a ideia vendida durante todo o ano de 2009, de fazer uma entrada de cerca de 5 a 10 minutos sobre temas ligados a segurança e saúde no trabalho. Isto vai acontecer num projeto piloto para o programa Fantástico do dia 3 de janeiro de 2010. Caso se saia bem, assinará um contrato para uma série de aparições.
Portanto, ele solicita aqueles que gostam de higiene e segurança e que queiram ajudar nos assunto ligados ao tema, que mandem mensagens à Rede Globo, dando ideias para outros temas relativos a segurança para serem abordados em outros programas. Sérgio Médice, professor de muitos de nós, brinca: Não desgrudem da TV e salienta que quanto mais pessoas participando, melhor, o programa se enriquece".
sábado, 19 de dezembro de 2009
Ironias das ironias...
Atualizado às 17h32min para correção do título.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Perspectivas para o setor
16 de dezembro de 2009 às 00:10
Por Equipe InfoMoney - InfoMoney
"O setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente enfrentará um grande problema em 2010: a escassez de profissionais. O número de vagas que serão abertas é superior à quantidade de pessoas qualificadas para atuar na área.
O aumento dos postos de trabalho é decorrente da implantação de novos projetos no País, como a exploração do petróleo da camada do pré-sal, as Olimpíadas em 2016 e a Copa do Mundo em 2014, além das obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), entre outros.
Estamos prevendo um novo apagão de profissionais qualificados, em patamar bem superior ao registrado antes da crise financeira internacional", explica o presidente da APS Associados, Alberto Pereira. Vagas abertas Um dos profissionais mais buscados é o técnico de segurança.
Atualmente, são 200 mil formados em todo o País, segundo levantamento realizado pelo SINTESP (Sindicato dos Técnicos no Estado de São Paulo). Mesmo assim, o número não é suficiente para suprir a demanda.Além de técnicos, o setor necessitará de engenheiros de segurança, enfermeiros e médicos do trabalho.
Estes profissionais são essenciais para gerir a segurança das obras e das atividades desenvolvidas. A ausência deles pode aumentar os riscos de acidentes.
Salário devido à falta de profissionais, a remuneração na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente é considerada alta. Mas não basta apenas se candidatar ao posto de trabalho por causa do salário, uma vez que a pessoa precisa ter afinidade e consciência da importância da atividade que será desempenhada."As pessoas migram de área atraídas pelo salário, mas não têm afinidade e experiência. Por isso, quem tem experiência está sendo disputado no mercado de trabalho. Está difícil reter talentos", afirma Pereira.
fonte: www.administradores.com.br"
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Vaga de Técnico de Segurança do Trabalho I, II e III
"Os candidatos interessados deverão enviar CV, informando a pretensão
salarial, para mailto: recrutamento@highprofilerh.com.br
Favor indicar a vaga em questão, no assunto.
* Os candidatos deverão apresentar experiência no segmento industrial.
Formação:
Para a posição de Técnico de Segurança I, pode estar cursando Téc. Segurança
do Trabalho.
Para as demais posições, os interessados deverão apresentar formação
completa, nível técnico em Segurança do Trabalho. Desejável nível superior.
Idioma: Níveis II e III – inglês avançado (imprescindível) .
Contratação CLT e excelentes benefícios.
Muito obrigada,
Equipe High Profile RH
www.highprofilerh.com.br"
sábado, 21 de novembro de 2009
Vaga para ex-alunos (egressos) no Conselho Superior do IFF
Acesse aqui no Portal do IFF mais informações sobre o processo. O candidato não poderá ser atualmente aluno e nem servidor do IFF. As inscrições vão de segunda (23) até sexta 27/11 às 19 horas. Para efetivas sua inscrição você deverá levar os documetos originais e uma cópia em um dos seis campi do IFF que no momento serão atutenticados. Os documetos exigidos são o Certificado ou Diploma de conclusão e a comprovação das principais experiências profissionais e formação acadêmica que forem listadas no Curriculum Vitae, outra exigência de apresentação.
Sobre a inscrição veja aqui.
Aqui o Edital.
Aqui a Ficha de Inscrição.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
INSS é proibido de suspender auxílio-doença.
O INSS terá que manter o pagamento do auxílio-doença até a realização de uma nova perícia médica, caso o segurado peça a prorrogação do benefício ou se o pagamento for gerado por um acidente de trabalho. A decisão é da 14 Vara da Justiça Federal, da Bahia, mas tem abrangência nacional.
De acordo com a regra atualmente em vigor, conhecida como alta programada, o beneficiado pelo auxílio-doença recebe a quantia por um período determinado na primeira avaliação médica. A prorrogação deve ser solicitada 15 dias antes do término do prazo. Caso o trabalhador fique algum mês sem receber o dinheiro em virtude de demora na reavaliação, ele terá direito à quantia retroativa, desde que o médico da Previdência prorrogue o auxílio no segundo exame.
A decisão da Justiça Federal fixa um prazo até o próximo dia 15 para que o INSS cumpra a sentença válida para todo o país, mas o órgão informou ainda não ter sido notificado oficialmente da decisão.
Em julho de 2006, a pedido do Ministério Público Federal da Bahia, uma liminar da mesma 14ª Vara já havia determinado a extensão do pagamento do benefício naquele estado, até que uma nova perícia médica atestasse a melhora do quadro clínico do segurado.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Em duas ações, 58 pessoas são libertadas de trabalho escravo .
Por Bianca Pyl
Trabalhadores dormindo em curral, sem acesso a instalações sanitárias, desprovidos de água potável e de equipamentos de proteção individual (EPIs). Sem qualquer direito trabalhista. Foram essas as condições que os fiscais do grupo móvel de fiscalização e combate ao trabalho escravo da Região Sul encontraram em duas operações diferentes, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. O grupo é composto por procuradores do trabalho, auditores fiscais do trabalho e agentes da Polícia Federal (PF).
A primeira fiscalização aconteceu no município de Cerro Azul (PR), a cerca de 80 km da capital Curitiba (PR). Na ocasião, foram libertados 40 trabalhadores que prestavam serviços na Fazenda Pinhal Grande. O grupo estava no local há cerca de seis meses, atuando no corte de madeira (pinus). As vítimas foram contratadas por subempreiteiros em municípios próximos à fazenda. Ficou caracterizada a terceirização ilegal, comum na região.
Os proprietários das terras com pinus costumam vender a madeira sem executar o trabalho de extração, ou seja, os compradores acabam se responsabilizando acerca do contrato dos trabalhadores para retirar o produto. "O setor patronal defende a venda da floresta em pé. Eu sou contra por causa das condições trabalhistas a que são submetidos os empregados. Sempre aparecem contratos para isentar o proprietário do vínculo trabalhista", argumenta Gláucio Araújo de Oliveira, da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT-9), que acompanhou a operação do grupo móvel.
As árvores de pinus da Fazenda Pinhal Grande foram vendidas por U$S 18 milhões em 2003 para a Brasil Timber Ltda, conforme a fiscalização. Pelo contrato, a empresa retiraria o produto por um período de 15 anos. "A Timber não tem empregados. Só tem um pequeno escritório em Curitiba e conta com acionistas americanos", acrescenta Gláucio.
A empresa Brasil Timber revendeu a floresta em pé para trabalhadores rurais que se tornaram subempreiteiros e também para um ex-prefeito de Itaperuçu (PR). Os compradores, por sua vez, aliciaram trabalhadores. Porém, foi apurado que os contratos de compra eram forjados. Os supostos compradores não têm idoneidade econômica para arcar com o pagamento para extrair a madeira e nem para arcar com as despesas trabalhistas. Segundo o procurador, "ficou claro que eles não eram os reais empregadores".
As verbas trabalhistas foram pagas pela empresa Brasil Timber no dia 29 de outubro. A mesma, porém, não arcou com as verbas referentes ao dano moral individual e coletivo e por isso o procurador deve ajuizar uma ação cívil pública para conseguir os pagamentos na Justiça. "Os subempreiteiros assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo a não aliciar os trabalhadores. Já a Timber não quis assinar", relata Gláucio.
Os trabalhadores estavam alojados em barracos de lona, com chão de terra batida. No local, não havia instalações sanitárias, nem fornecimento de água potável. Também não havia água nas frentes de trabalho. Os empregados recebiam por produção e tinham que pagar pela alimentação. Em dias de chuva, ficavam sem trabalhar, mas tinham que arcar com os custos das refeições, que eram descontados dos salários. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não foram fornecidos pelos empregadores e ninguém tinha registro na Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS). "Havia trabalhadores operando a motosserra sem curso", complementa o procurador.
Bituruna e Palmas
Na Fazenda Santo Antônio do Itarim, localizada em Bituruna (PR), três trabalhadores alojados num curral e outros seis que viviam em barraca de lona (com chão de terra batida) foram libertados de trabalho análogo à escravidão. Eles trabalhavam na colheita de erva-mate.
"Era uma situação clássica de trabalho escravo, com trabalhadores sem acesso a direito algum", resume Gláucio Araújo de Oliveira, procurador da PRT- 9 que também acompanhou esta ação. Os alojamentos improvisados não dispunham de instalações sanitárias e não havia água potável à disposição.
Os trabalhadores são moradores de municípios próximos da fazenda e foram aliciados por um intermediário há cerca de dois meses. O empregador não assinou a carteira de trabalho das vítimas. O pagamento era feito por produção e o valor total tinha descontos referentes aos adiantamentos, que eram utilizados pelas vítimas para a compra de alimentos.
Já na Fazenda Tiberê, localizada no município de Palmas (PR), a fiscalização do trabalho flagrou outras 9 vítimas em regime de escravidão contemporânea. "Neste caso, não houve intermediário. O próprio fazendeiro contratou os trabalhadores", retala o procurador. A carteira de trablho dos empregados, que prestavam serviços há dois anos no local, era assinada.
Segundo o procurador Gláucio, esse último grupo de empregados foi libertado por causa das condições extremamente precárias do alojamento e do meio ambiente de trabalho. O alojamento era uma casa de madeira em péssimas condições de higiene e conservação, sem instalações sanitárias. Os trabalhadores também não tinham acesso à água potável.
Estabilidade dos Cipeiros
Referido direito é conferido aos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que busca garantir estabilidade a seus membros para que possam exercer suas funções sem receio de qualquer retaliação por parte do empregador, buscando criar medidas que diminuam os riscos de acidentes do trabalho, zelando assim pela segurança e saúde dos trabalhadores.
A finalidade de tal garantia não é proteger o trabalhador como indivíduo, mas sim, resguardar os meios necessários para que os representantes dos trabalhadores possam atuar nos cuidados necessários com a segurança no ambiente de trabalho, não podendo ser despedido durante o mandato, com exceção de comprovação de motivo de ordem disciplinar, técnico, econômico ou financeiro (todos entendidos no âmbito da chamada demissão por justa causa).
Tanto é que, se o estabelecimento em que os empregados atuam é fechado, os membros da CIPA perdem imediatamente sua estabilidade, pois não é mais possível exercer sua função de promover a segurança do trabalho (já que não há mais trabalho) Essa é a posição da jurisprudência dominante, nos termos da Súmula nº 339 do Tribunal Superior do Trabalho.
Em recente julgado do TST, fundamentado no objetivo do instituto, não concedeu a estabilidade ao empregado. Nos termos do voto da relatora: “Portanto, na opinião da relatora, como a obra que previa composição da CIPA se encerrou, isso equivaleria ao fechamento de estabelecimento previsto na súmula [339]. Consequentemente, o trabalhador não teria direito à estabilidade nem a diferenças salariais do período”(RR-2424/2007-202-02-00.1).
No caso em análise, em virtude das peculiaridades de uma obra na cidade de Barueri, foi necessária a constituição da CIPA, e o reclamante era um dos membros de tal comissão, sendo assim, detentor de estabilidade. Contudo, com o término das obras, não havia mais que se falar em garantia de emprego.
Juliana Helena Jordão
Fonte:www.tst.jus.br
sábado, 10 de outubro de 2009
Mortes por estresse no ambiente laboral
Muito se discute acerca dos impactos da forma como o trabalho tem se organizado nos últimos tempos. Tais discussões, embora incipientes, são importantes na medida em que jogam luz a questão tão importante, porém, normalmente negligenciada.
Depois do registro de vinte e quatro (24) suicídios em vinte (20) meses na France Télécon, o ministro do Trabalho da França, Xavier Darcos apresentou um plano para previnir o estresse nas grandes empresas.
Antes tarde do que nunca... Vejam, aqui.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Notícias MTE - Alteração na NR 6
MTE estabelece requisitos para fabricação de EPIs
Documento lista requisitos específicos para EPIs destinados à proteção da face, olhos, mãos, ouvidos, vias respiratórias e contra efeitos de calor, chamas e radiação
Brasília, 07/10/2009 - Foi publicada esta semana a Portaria nº 121, em que o Ministério do Trabalho e Emprego estabelece normas técnicas de ensaios e requisitos obrigatórios dos equipamentos de proteção individual (EPI). Entre os princípios obrigatórios na concepção e fabricação de EPI descritos no documento estão o dever de propiciar o nível mais alto possível de proteção, levar em consideração conforto e facilidade de uso, não acarretar riscos adicionais, de fácil utilização, permitir liberdade de movimentos, ser tão leves e o mais resistente possíveis.
Os certificados de aprovação dos EPI têm os prazos de validade prorrogados para 7 de junho de 2010. Fica prorrogada para 31 de dezembro desse ano a validade dos certificados que tiveram vencimento entre 2 de outubro e 31 de dezembro de 2009.
O fabricante e o importador devem garantir e comprovar que o EPI foi concebido e fabricado em conformidade com o anexo I da portaria, por meio de laudos, especificações técnicas e certificações.
Na portaria também há requisitos específicos para EPIs destinados à proteção da face, dos olhos, das mãos, dos ouvidos, das vias respiratórias, contra efeitos de calor, chamas e radiação, entre outros.
Os manuais de instruções devem estar em português e conter instruções sobre o uso, armazenamento, higienização e manutenção corretos; tempos máximos de uso; vida útil e periodicidade de substituição, entre outros.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Outra aprovação no concurso da CEDAE
Devemos registrar, ainda, que esta foi a segunda aprovação do Charles num concurso público para área de Segurança do Trabalho.
sábado, 3 de outubro de 2009
Ex-aluno do IFF passa em 8º lugar para a Cedae, num concurso com 4.510 participantes
Abaixo a classificação:
Cargo: Técnico em segurança do trabalho:
CRISTIANO QUINTINO RIBEIRO - 33;
ISRAEL GUIMARAES DE AGUIAR JUNIOR - 33;
PAULO JOSÉ SIQUEIRA DE CARVALHO - 33;
WELDER SILVA FRAGA - 33;
ALINE MARIA DE AMORIM - 32;
LEONARDO ROLIM CARNEIRO - 32;
LUIZ ANTONIO PINHEIRO DA SILVA - 32;
RONEY CHAGAS DA PAIXÃO - 32.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Extintor de incêndio ABC volta a ser exigido
Após derrubar por meio de agravo de instrumento decisão judicial que suspendia o porte obrigatório de extintores pelos veículos, o CONTRAN baixou esta semana a Deliberação 84/09, restabelecendo os efeitos da Resolução no 157/04. A Resolução estava suspensa pela Deliberação 69/08, que foi revogada. Com isto, os extintores de incêndio com carga de pó BC dos veículos em circulação, produzidos antes de primeiro de janeiro de 2005, deverão ser substituídos, até a validade do teste hidrostático, por extintores de incêndio novos com carga de pó ABC.
O extintor ABC conta com três classes de agentes químicos que apagam diferentes tipos de incêndio. A classe A é indicado para materiais sólidos, como: plásticos, borrachas, madeiras e tecidos; a classe B, para líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene e a classe C, para equipamentos elétricos energizados, como baterias, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Governo quer estabelecer limite de horas de trabalho para caminhoneiros, diz ministro
A fixação de um limite de horas de trabalho para os caminhoneiros é um dos temas que podem fazer parte do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), disse ontem no Rio, o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Ele participou de mesa-redonda, cujo tema era Educação no Trânsito: uma questão de cidadania, promovida por dois jornais cariocas.
“O caminhoneiro autônomo, sobretudo, acha que é super-homem, quer fazer viagem o dia inteiro para lá e para cá, andar na estrada com aqueles caminhões articulados de um estado para o outro. E esquece que o corpo humano tem limites. Em determinado momento, ele pode estar fatigado, perde a sua capacidade de reação e isso leva a acidentes”, afirmou Fortes.
A ideia, adiantou, é a de haja controle da jornada de trabalho dos caminhoneiros, fazendo com que cada etapa da viagem tenha no máximo quatro horas. Com isso, o motorista será obrigado a descansar meia hora antes de seguir o trajeto. “Então, a cada dia, ele terá, necessariamente, um período de descanso de dez horas e meia, pelo menos. Isso fará com que haja menos risco de o motorista vir a matar ou morrer”.
Entre outras propostas previstas para a reforma do CTB, antecipou Fortes, está a identificar o real infrator para que os pontos perdidos sejam efetivamente incluídos na carteira do responsável pelos acidentes e não na dos proprietários dos veículos. As exceções continuarão sendo os casos de pais e filhos e esposos e esposas, salientou. A intenção do ministério é coibir fraudes e dificultar esse tipo de situação.
Além da definição da localização das motocicletas no trânsito, para evitar acidentes, Fortes disse que deverá ser discutido to valor das multas, que está defasado.
Os estudos que estão sendo efetuados pelo comitê do Ministério das Cidades sobre os tópicos sujeitos à reforma no Código de Trânsito Brasileiro ajudarão os trabalhos em andamento no Congresso sobre essa matéria. O objetivo, ressaltou Fortes, é acelerar o encaminhamento e a decisão sobre vários pontos que necessitam de revisão.
“Já identificamos vários pontos e fizemos contato com a deputada Rita Camata, que é a relatora do conjunto de projetos que estão na Câmara. Estamos agora avaliando outros pontos que ainda não foram incorporados pela relatora”, acrescentou o ministro.
Amanhã (25), encerra-se a Semana Nacional de Trânsito, iniciada no último dia 18. A campanha de educação e segurança no trânsito organizada pelo Ministério das Cidades para a conscientização da população sobre a importância do respeito à lei conta com R$ 120 milhões para os próximos 12 meses. Os recursos são oriundos de multas e do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).
O ministro enfatizou ainda a necessidade de as pessoas, além de respeitar a lei, terem um comportamento adequado no trânsito, “Muitas vezes, ele [o comportamento indequado] é gerador de brigas, que levam a situações até de assassinato. Então, não é só o trânsito que cria problemas, que mata, que fere. São as brigas oriundas do mau comportamento no trânsito”.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Semana de Prevenção a Acidentes de Trânsito 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009
Vazamento de gás cloro após acidente mata 9 na Venezuela
Imprecisões no monitoramento do ruído geram prejuízos
sábado, 12 de setembro de 2009
Material p/ Análise de Acidente e Incidentes
Estou disponibilizando um material de um treinamento que eu fiz em Macaé.
Trata-se de uma ferramenta - TASC - Técnica de Análise Sistemática de Causas.
Essa ferramenta serve para investigações de Acidentes e Incidentes, e é muito utilizada pelo sistema da Petrobras.
Tenho as apostilas e o Treimanto completo em Power Point, para que vocês possam saber utilizar todo o conteúdo posteriormente.
Quem tiver interesse, favor entrar em contato comigo pelo e-mail:
alexdecastilho@hotmail.com
ou
alexdecastilho_bureau.veritas@petrobras.com.br
Aos que ainda não estão no mercado, fica a sugestão do estudo do material para que possam ter um diferencial a mais a oferecer.
Aos que já estão atuando, espero q não venham a utilizar esta ferramenta, pois desejo que consigam cada vez mais minimizar os índices de acidentes.
Todavia, não podemos sempre evitá-los, e como também faz parte aprender com os erros, é de extrema importância uma boa investigação das causas, para evitar sua reincidência.
Saudações prevencionistas aos colegas.
NR-12 EM CONSULTA PÚBLICA
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Carros terão de se adequar a novos limites máximos de emissões de poluentes
A proposta foi aprovada pelo Conselho em reunião ordinária, nesta quarta-feira (2/9), aberta pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Ele ressaltou que a aprovação pelo Conama de novos limites de emissões de poluentes para os veículos é de extrema importância para o meio ambiente brasileiro.
A determinação faz parte da Fase L-6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Para os veículos movidos a diesel, o prazo de adaptação estabelecido pela resolução é de até 1º de janeiro de 2013. Os carros movidos a gasolina terão o prazo máximo de até 1º de janeiro de 2014.
De acordo com Rudolf Noronha, gerente de Qualidade do Ar do MMA, a determinação contida na resolução do Conama vai reduzir de maneira expressiva os poluentes emitidos pelos veículos. "Esta medida, somada à inspeção veicular, vai trazer uma melhoria significativa à qualidade do ar das cidades", disse. Ele garantiu que o Brasil vai alcançar padrões equivalentes ao que há de mais moderno no mundo em termos de iniciativas para melhoria da qualidade do ar.
Comissão de acompanhamento - O Conselho também aprovou proposta que reestrutura a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Proconve. O gerente de Qualidade do Ar, Rudolf Noronha, está convicto de que a Comissão, que vai funcionar com nova composição, terá força política para evitar o descumprimento das normas relacionadas ao Proconve, como ocorreu nas fases anteriores do programa. (Fonte : Envolverde/MMA - 3/9/2009)
35 trabalhadores chineses morrem por explosão em mina de carvão
China - 35 trabalhadores morreram após uma explosão de gás em uma mina de carvão na província chinesa de Henan, segundo as últimas informações da Administração Estatal de Segurança Laboral. Quarenta e quatro trabalhadores ainda estão desaparecidos.
O acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira, 8 de agosto, em um poço na cidade de Pingdingshan, quando 93 mineradores estavam no lugar, segundo informou um porta-voz local. Quatorze trabalhadores conseguiram escapar depois do acidente.O poço acidentado passava por uma revisão, ocasião durante a qual o Governo municipal não permite retomar a produção, segundo a "Xinhua", que não deu mais detalhes.Com mais de três mil mortos em 2008, a exploração de carvão na China é a mais letal do mundo devido à precariedade das medidas de segurança e das necessidades energéticas do país, o que obriga os mineradores a trabalhar em profundidades cada vez maiores, onde as explosões de gás são mais frequentes.(Fonte: EFE - 8/9/2009)
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Onde Vou Trabalhar?
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Asbestose
"Boa tarde Roberto,Sou técnica de segurança e curso engenharia de automação aqui no IFF, não sei se lembra de mim mas li uma matéria sobre asbestose no portal do G1 e achei interessante postá-la no blog dos TST.
Clique aqui e veja matéria.
Sds".
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Nos EUA, estudo encontra mercúrio em peixes de 300 rios
Um estudo financiado pelo governo federal dos EUA encontrou mercúrio, um metal tóxico, em cada um dos peixes testados em quase 300 cursos d'água de todo o país.
O estudo, executado pela US Geological Survey, é a análise mais ampla já feita da presença de mercúrio nos rios norte-americanos. De 1998 a 2005, cientistas coletaram e testaram mais de mil peixes de 291 rios do país. Embora todos os peixes tivessem traços do metal, apenas 25% continham níveis superiores aos que a Agência de proteção Ambiental (EPA) considera seguros para consumo humano.
"Esta ciência envia um sinal claro de que nosso país precisa continuar a enfrentar a poluição, restaurar as águas nacionais e proteger o público", disse o secretário do Interior, Ken Salazar, em nota.
O mercúrio pode danificar o sistema nervoso. A principal fonte do metal, na maioria dos rios testados, de acordo com os pesquisadores, são as emissões de geradoras de eletricidade a carvão. O mercúrio liberado pelas chaminés cai com a chuva nos rios, onde processos químicos naturais o convertem em metilmercúrio, uma forma que entra na cadeia alimentar e chega aos peixes. (Fonte: Estadão Online - 20/8/2009)
Remédio biológico para solos intoxicados
O México começa a lutar contra o enorme passivo ambiental deixado pela exploração de petróleo aplicando métodos de limpeza biológica, que degradam álcoois, solventes, glicerinas, óleo combustível, gasolina, óleo, benzeno e acetonas, para convertê-los em carbono e água. Sob o nome de biorremediação, trata-se de um processo no qual “os micróbios, como bactérias ou fungos, degradam químicos perigosos em compostos menos tóxicos ou não tóxicos”, já que os materiais nocivos servem de alimento a esses microorganismos, segundo define a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Em 1933, a empresa de refino de combustíveis El Áquila pôs em funcionamento a unidade 18 de Março, em Azcapotzalco, a noroeste da capital mexicana, estatizada em 1938 pelo presidente Lázaro Cárdenas (1934-1940), no contexto da nacionalização do petróleo. Desde 1976, a companhia processou 105 mil barris de petróleo por dia, e chegou a contar com 14 instalações de refino, três unidades petroquímicas, 218 tanques de armazenamento e terminais de embarque e desembarque. O governo ordenou seu fechamento em março de 1991 por ficar em uma área urbana. O remanescente é um terminal de armazenamento e distribuição de combustíveis, que é necessário eliminar.
O governo federal decidiu que o ex-complexo industrial, propriedade da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), se converterá no Parque Ecológico do Bicentenário, de 55 hectares, que será inaugurado em 2010 como parte das comemorações dos 200 anos da independência mexicana da Espanha. Porém, o primeiro passo é eliminar os resíduos herdados da atividade petroleira, já enfraquecidos pelo tempo transcorrido desde o fechamento. Uma das técnicas empregadas é a correção biológica do terreno com diferentes técnicas.
Uma delas é a retirada de porções do solo contaminado, que depois são tratadas com os microorganismos. Outra é o uso de “biopilhas”, a aeração de segmentos de solo para estimular a atividade biológica e, se necessário, são adicionados nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Também são praticadas a extração de vapores tóxicos e a injeção de ar nas águas subterrâneas para absorver o benzeno e levá-lo até poços de extração de vapores, para captura e tratamento.
“O aumento da atividade petroleira e de gás traz consigo muitos resíduos, tanto pela perfuração de poços quanto por vazamentos dos próprios hidrocarbonos, por isso é intensificado o tratamento de solos para recompô-los”, disse ao Terramérica o pesquisador Patrício Rivera, da estatal Universidade Autônoma de Tamaulipas, no Estado de mesmo nome, onde fica a Refinaria de Madero. Rivera trabalha em um projeto de biocorreção de restos de perfuração de poços na zona gasífera da Bacia de Burgos. Trata-se de eliminar misturas de óleos e gases do solo por meio de bactérias nativas. A pesquisa estará concluída em dezembro.
Embora estas técnicas sejam aplicadas em muitos lugares do mundo, é preciso pesquisa local para encontrar os microorganismos nativos mais aptos. Os cientistas identificaram pelo menos 22 bactérias e 26 fungos autóctones aptos para esse trabalho de limpeza. “A biodiversidade que temos nos dá um potencial muito grande. Ainda se trabalha com uma pequena quantidade de microorganismos, por isso é preciso pesquisar mais”, explicou ao Terramérica a acadêmica Katiushka Arévalo, da estatal Universidade Autônoma de Nuevo León, no Estado de mesmo nome, onde opera a Refinaria de Cadereyta.
A crescente popularidade desta prática está na simplicidade de sua aplicação, em sua eficácia, em sua harmonia com o meio ambiente e em seu baixo preço, que pode oscilar entre US$ 80 e US$ 150 por metro cúbico, em todo caso mais barato do que outras fórmulas de descontaminação, como incineração ou lavagem do solo. No México há vastas regiões contaminadas com derivados de petróleo que se acumulam nos ecossistemas marinhos e nos solos. Mais da metade da exploração petroleira do país se encontra nos Estados de Tabasco e Veracruz, onde são freqüentes os vazamentos de hidrocarbonos.
Em 2003, foi criada a empresa Grupo de Projetos e Serviços Ambientais, formada por pesquisadores da estatal Universidade Autônoma Metropolitana, para oferecer serviços de regeneração, sobretudo com microorganismos, em áreas afetadas por hidrocarbonos. Até agora, essa companhia assinou com a Pemex mais de 200 contratos para limpar terrenos contaminados. Além disso, há pelo menos 15 empresas que entre seus serviços oferecem a biocorreção, uma modalidade também experimentada em outros países latino-americanos, como Cuba e Argentina.
A descontaminação da ex-refinaria de Azcapotzalco, que terminará em dezembro com custo em torno de US$ 80 milhões, está a cargo de sete instituições universitárias de todo o país. Os especialistas consideram que a biocorreção ganhará mais destaque nos próximos anos. De fato, o México recebeu, em fevereiro, o XIV Simpósio da Rede Latino-Americana de Ciências Biológicas, criada em 1975 para promover estas disciplinas na região, e cujo tema central foi a biocorreção.
“O país vive uma situação grave, em alguns lugares há vazamentos em mangues e corpos de água. Por isso, são necessários estes métodos”, disse Rivera. “O uso da biocorreção vai aumentar, é uma área que ganha cada vez mais importância, e agora há mais conhecimento e por isso vejo um futuro para ela”, disse Arévalo, que trabalha com fungos que produzem enzimas que eliminam colorantes ou derivados de compostos aromáticos.
Em outubro de 2006, o Ministério do Meio Ambiente e de Recursos Naturais e os estatais Instituto Mexicano do Petróleo e Instituto Nacional de Ecologia publicaram um manual de técnicas de análises de solos aplicadas à correção de áreas contaminadas.
Excesso de peso nas cargas pode provocar acidentes
O transporte de bobinas, por exemplo, segue a resolução 293 de 2008 e fala que até 20 mil quilos, as bobinas devem ser colocadas deitadas sobre um berço de aço ou de madeira. A segurança é feita por cintas de lona que suportam até duas vezes o peso do material. Para acima de 20 toneladas, as bobinas devem ser colocadas na vertical.
Isso ajuda a evitar acidentes, como o que ocorreu em Juiz de Fora na última semana, quando as bobinas de papel caíram de um caminhão e atingiram outros veículos.
O transporte de produtos perigosos deve receber atenção redobrada. A fiscalização é feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais.
O que a Polícia Rodoviária Federal tenta combater é o excesso de carga, pois na tentativa de economizar, algumas empresas extrapolam o limite de peso transportado pelas carretas, o que se transforma em uma atitude ilegal e perigosa.
A resolução 258 do Departamento Nacional de Transito determina o pagamento de multa, proporcional ao excedente e a carga deve ser remanejada ou retirada do veículo. Caso isso não seja possível o caminhão fica retido. Segundo o inspetor da PRF, Walace Wischansky a sobrecarga, aliada à imprudência dos motoristas, é um dos principais motivos de acidentes com carretas.
Explosão em usina de biodiesel contamina solo e fere três em Cuiabá
Fonte: Terra Notícias
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
REGISTRO PROFISSIONAL
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 20% das populações dos países desenvolvidos trabalham no período da noite. Nos grandes centros urbanos, é cada vez mais comum estabelecimentos como postos de gasolina, farmácias, lojas de conveniência e redes de supermercado funcionarem 24 horas ininterruptas. Além disso, longe de ser uma opção, trabalhar no turno da noite faz parte da rotina de profissionais como médicos plantonistas, enfermeiros e vigilantes, entre tantos outros. Que a troca do dia pela noite não traz benefícios à saúde é consenso entre médicos e cientistas. Mas recentes pesquisas têm constatado que as alterações no relógio biológico promovidas por esta troca trazem riscos reais à saúde dos trabalhadores. Um estudo da OMS realizado com enfermeiras e aeromoças mostrou que as profissionais que trabalhavam no turno da noite tinham maiores chances de desenvolver o câncer de mama. Também foram constatadas alterações nos ritmos cardíacos e propensão a queda nas defesas imunológicas destes trabalhadores. Outro instituto, o ISMA (International Management Stress Association), realizou um estudo no Brasil no qual constatou que 40% dos trabalhadores que exercem sua atividade no turno da noite desenvolvem algum distúrbio na visão, em casos mais extremos podendo chegar à cegueira. Segundo estudo da Unidade do Sonho de Barcelona e do Serviço de Neurofisiologia do Hospital da Paz de Madri, os profissionais que atuam no turno da noite perdem cinco anos de vida para cada quinze anos trabalhados. Além disso, eles se divorciam três vezes mais do que os profissionais com jornadas durante o dia e têm 40% mais chances de apresentar problemas cardiovasculares, neuropsicológicos e digestivos. O trabalho noturno é tão nocivo à saúde do trabalhador que a legislação brasileira prevê o direito de este profissional receber uma compensação, tanto em horas como em salário, pela sua jornada noturna. Esta compensação é chamada de adicional noturno.
Três caminhões adaptados para carregar produtos perigosos foram flagrados na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153 transportando produtos alimentícios. Autuação foi durante operação especial para fiscalização de transporte destas mercadorias, que contou com a colaboração de especialista na área. O inspetor PRF que coordenou a ação, Alexandre de Freitas, disse que por volta das 17h, duas carretas com placa de Timbé do Sul (SC) que seguiam em comboio do estado de Goiás para fábrica de alimentos em Santa Catarina, onde descarregariam óleo vegetal, foram identificadas como veículos aptos a transportar combustíveis. Ele explicou que documentação de licença é expedida nestes casos e que, conforme prevê a legislação que regulamenta o transporte terrestre, veículos com esta certificação não são autorizados a carregar gêneros alimentícios. Por volta das 18h30, bitrem que seguia pela BR sentido Marília-Ourinhos carregado com 35 mil quilos de xarope de glicose, utilizado na fabricação de doces, foi autuado. Motorista informou que levaria carga de Uberlândia (MG) para o Rio Grande do Sul. Caminhões permaneceram no pátio da PRF e, na manhã de hoje seriam vistoriados pela Vigilância Sanitária do Município. Segundo a polícia, carregamento deve ser destinado a indústria de biocombustível, determinada pela transportadoras e responsáveis pelo carregamento foram multados em R$ 1 mil. (Fonte: Diário de Marília)
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Notícias de ex-aluna
"Olá Bom dia!!
Com certeza, não tem recordações minhas, sou formada no curso de seg. do trabalho da turma de 2007, hoje faço parte do quadro de funcionários da Imbeg Eng. empresa do ramo de construção civil e asfalto.
Gostaria de pedir que me passe o endereço do bolg dos ex alunos, quero manter contato e claro participar dos eventos e palestras e me colocar a disposição para o que for preciso para contribuir com o curso.E também se posso pedir assessoria caso seja nescessário.
Att, Valéria Bastos.
Téc. Seg do Trabalho Imbeg - Eng. LTDA".
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Direito de recusa
"Petroleiros de Cabiúnas exercem Direito de Recusa"
3/8/2009 - 16:31
"Diretores do Sindipetro-NF estiveram reunidos na manhã de hoje com trabalhadores e com gerentes do Terminal de Cabiúnas. O sindicato apoia a iniciativa dos petroleiros da base de utilizar o Direito de Recusa para não realizarem uma limpeza pretendida pela Transpetro, de drenagem para a atmosfera.
Os trabalhadores avaliam que não há condições seguras de realizar a limpeza sem que a unidade tenha seu funcionamento interrompido. Também não consideram seguro utilizar a linha que rompeu (reparada provisoriamente) sem uma inspeção. A gerência não quer parar a operação na base.
O primeiro contato do NF com os trabalhadores hoje aconteceu com o pessoal do Grupo B, das 8h. Em seguida, diretores do sindicato se reuniram com gerentes para discutir a situação da base. E, no auditório, outras duas reuniões foram feitas, uma com as presenças dos gerentes e outras apenas entre o sindicato e os trabalhadores.
Na semana passada, duas emergências causaram apreensão entre os petroleiros de Cabiúnas. Na terça, 28, um curto-circuito provocou ignição em um dos vasos da tocha. No mesmo dia, em seguida, houve rompimento de uma das linhas do vaso da tocha. O problema agravou o processamento de gás escoado pelas plataformas, elevando a pressão no gasoduto. O terminal teve que pedir redução do envio de gás das unidades e vários trabalhadores tiveram que deixar seus locais de trabalho".
Em outra frente de atuação, o Sindipetro-NF também acompanha as obrasdo Gascab III em Barra do Furado. Na sexta, 31, os diretores da entidade estiveram no local e constataram que só agora, de fato, todo o sistema condenado pela inspeção foi isolado de presença de gás, diferentemente do que havia informado a empresa. Anteriormente havia contato do gasoduto em alta pressão com linha condenada por corrosão".
domingo, 2 de agosto de 2009
Número de acidentes de Trabalho crescem no Brasil.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
PROGRAMA DE ESTÁGIO PETROBRAS DISTRIBUIDORA
Façam suas inscrições, pois haverá uma vaga para Macaé.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Bom site de pesquisa
Um colega, TST da Petrobras, me enviou umas matérias interessantes.
Fui verificar a fonte, e gostei muito do site.
Divido com vocês.
Há inclusive a possibilidade de downloads diversos.
Clique aí:
http://www.segurancanotrabalho.eng.br/
Abraços!!!
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes
O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma data para destacar a importância da segurança no trabalho e de programas de qualidade de vida, que garantam a saúde do trabalhador das instituições do país. Este dia foi escolhido por ter sido quando o Ministro do Trabalho, na época, Júlio Barata, publicou, em 1972, as portarias 3.236 e 2.237, obrigando a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários.
Um dos motivos que levou Júlio Barata a regularizar a medida foi a imagem negativa que o Brasil apresentava com relação aos acidentes de trabalho: quase 40% dos profissionais sofriam lesões, e 1,7 milhão de acidentes ocorriam por ano. Essa estatística levou o Brasil a sofrer uma grande pressão por parte do Banco Mundial, que ameaçou retirar qualquer empréstimo ao país se esse quadro permanecesse.
Hoje, 34 anos depois, segurança é sinônimo de qualidade para as empresas, e para este indicador estar positivo se torna indispensável a presença dos funcionários especializados em segurança e medicina do trabalho dentro das instituições. Cuidar da segurança, da saúde e da vida dos trabalhadores, através de técnicas e de um processo educativo, é o principal papel desses profissionais. Financeiramente, também é vantajosa essa opção, já que por outro lado é bom evitar gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.
Adaptado de http://www.hgb.rj.saude.gov.br/noticias/not.asp?id=1282
domingo, 26 de julho de 2009
DDT banido do país
O impacto do inseticida levou a publicação, na década de 1960, pela bióloga americana Rachel Carson do livro "Primavera Silenciosa", que chamava a atenção para o desaparecimento de pássaros em áreas de aplicação do malsinado inseticida.
Para saber mais, clique aqui.
Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos
sexta-feira, 24 de julho de 2009
O que fazer se você presenciar um derrame?
Esse tal de PDCA
quinta-feira, 23 de julho de 2009
37 anos de SESMT!
O evento é destinado aos profissionais técnicos em segurança do trabalho, engenheiros de segurança no trabalho, advogados, recursos humanos, profissionais de meio ambiente, psicólogos, sindicalistas e interessados.
Confira a programação:
8h30 – Recepção e café
9h – Abertura – (Centrais Sindicais, Fundacentro, Comissão Interministerial e representantes do SESMT)
9h30 – Homenagem aos destaques profissionais do SESMT
10h – Experiência de SESMT bem sucedida
10h30 – O papel do SESMT na nova Política de Segurança do Trabalho (Técnico de Segurança, Engenheiro, Médico e Enfermagem)
11h30 – Nova Política e Ação Integradas
11h50 – Debate conclusivo de encerramento.
Convidados:
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego Força Sindical - Centrais Sindicais - Ministério Público do Trabalho - Centro de Conferência e Saúde ao Trabalhador e Representação Patronal;
Local: Auditório da FUNDACENTRO;
Inscrições: eventos@sintesp.org.br - www.sintesp.org.brTel. (11) 3362-1104
Realização:
Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de SP (SINTESP)
Apoio:
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e FUNDACENTRO
sábado, 18 de julho de 2009
terça-feira, 14 de julho de 2009
LER custará R$ 2,1 bi à Previdência este ano
Fonte: Folha de S. Paulo
Os movimentos repetitivos que desgastam ossos e músculos dos trabalhadores brasileiros vão custar cerca de R$ 2,1 bilhões à Previdência Social neste ano. O valor equivale, por exemplo, a um quinto do investido no Bolsa Família em 2008.
A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) teve sua identificação por peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentada em 586% entre 2006 e 2008. Os casos passaram de 20 mil em 2006 para 117,5 mil em 2008. A pressão por metas e as condições inadequadas, ressaltam especialistas ouvidos pela Folha, são os principais motivadores da doença.
O salto no reconhecimento da LER pode ser explicado pela implementação, em 2007, do NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário).
Veja mais em:
http://www.protecao.com.br/novo/template/noticias.asp?setor=3&codNoticia=6478&__akacao=158510&__akcnt=ce77ea3b&__akvkey=486b&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Proteção%20Newsletter%20Ed.%2027/09
Edital Nova Cedae
Olá companheiros. Informo que o tão esperado edital para o concurso da nova cedae acabou de sair. Existem 16 vagas para Técnico de Segurança do Trabalho. O salário após os três meses de experiência será de R$3.149,00. Acreditem, não digitei errado. As incrições podem ser feitas pela internet através do site http://www.fesp.rj.gov.br/fesp_2007/default.asp
Click aqui para baixar o edital.
Aos estudos!!!
sábado, 11 de julho de 2009
Estagiário Téc. Segur. do Trabalho
Empresa de grande porte no setor de petróleo contrata: Estag. de Téc. Segur. do Trab.
Requisitos:
Cursando Téc. Segur. do Trab., necessário que esteja no início do curso.
Cadastrar currículo no site www.icn.srv.br ou curriculo@icn.srv.br
Preferência de quem resida em Macaé ou Rio das Ostras, mas não exclui quem mora nas cidades vizinhas.
Boa sorte a quem for tentar.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Descarga de 13,8 mil volts mata motorista da prefeitura de SFI
Do blog do Paulo Noel:
"Uma descarga de 13 mil volts matou nesta quinta-feira, 9, o motorista de caminhão caçamba da prefeitura de SFI, Alfredo Manoel Melo (foto) 63, morador de Fazendinha, bairro de São Francisco de Itabapoana. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Urbanos José Carlos Silva de Azevedo, o acidente aconteceu na localidade de Deserto Feliz por volta das 15 horas. “Alfredo transportava saibro para a localidade de Deserto Feliz onde a prefeitura de SFI está recuperando uma estrada. Quando chegou ele acionou a caçamba e não percebeu a rede de alta tensão”, disse. Segundo outros trabalhadores que fazem parte da patrulha mecanizada na obra da estrada, os colegas ainda gritaram na tentativa de avisá-lo do perigo. “Gritamos muito, mas com o barulho do motor Alfredo não ouviu”, disse um colega motorista. Segundo o secretário com a descarga os pneus do caminhão derreteram.
“Ele levou a descarga quando foi abrir a porta e foi jogado ao chão com queimaduras no lado esquerdo do corpo”, disse. Socorrido pelo subsecretário de Serviços Públicos e Urbanos Luiz Gonzaga da Silva, Alfredo foi levado às pressas para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas onde já chegou sem vidas. O fato foi registrado na 147 DP de SFI e até o momento o corpo ainda permanece no Hospital Manoel Carola a espera do rabecão do IML. O secretário de Serviços Urbanos José Carlos lamenta o ocorrido. “Alfredo era muito querido em nossa cidade. Lamentamos o que aconteceu”, disse. Para José Carlos foi uma fatalidade. “Mas sempre passo informações para os motoristas de caminhão caçamba que, ao chegarem ao local da obra, observem se tem cabos da rede elétrica por perto ou mesmo de fios de telefone”, completou".
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Confusão na Justiça sobre o % do adicional de Insalubridade
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Vaga - Rio de Janeiro
Espero que sirva para alguém.
Segunda-feira, 6 de Julho de 2009
RJ/Ilha do Governador - TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - Urgente
HOPE Consultoria de Recursos Humanos assessorando um dos seus clientes seleciona:
Técnico de Segurança do Trabalho
Requisitos:
Curso Técnico em Segurança do Trabalho;
Registro no conselho competente;
Não é necessário experiência na função;
Imprescindível Habilitação categoria B.
Atividades (Ter trabalhado com estas atividades será um diferencial):
- Realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de higiene industrial e meio ambiente em áreas, equipamentos, instalações, veículos e embarcações;
- Proceder de acordo com os padrões técnicos e práticos e normas operacionais;
- Executar atividades para facilitar a execução de suas tarefas principais;
- Conduzir veículos com respectiva CNH;
- Apoio à gestão de SMS.
Local: Ilha d’agua - (Freguesia) Ilha do Governador
Salário R$1.558,53 + benefícios (VT+ VR + Assistência médica e odontológica + Seguro de Vida)
Interessados dentro do perfil deverão encaminhar currículo para selecao02@hoperh.com.br colocando no campo assunto o código TST
Leidiane Fernandes
Recursos Humanos
Hope Consultoria de Recursos Humanos Ltda
quarta-feira, 1 de julho de 2009
domingo, 28 de junho de 2009
Extinção de Engenheiro de Segurança???
Esssa matéria foi vista na revista do CREA.
Leia mais abaixo falando sobre segurança do trabalho.
MEC propõe reduzir para 22 as denominações de cursos de Engenharia
Brasília, 24 de junho de 2009.
O diretor da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/Mec), Paulo Wollinger, informa que o MEC planeja reduzir o número de denominações de cursos de Engenharia de 234 para apenas 22.
A revelação foi feita com exclusividade aos conselheiros federais do Confea, nesta quarta-feira, durante a realização da Sessão Plenária do Conselho.
A Engenharia será a primeira área de conhecimento avaliada pelo programa de Referenciais Curriculares Nacionais, um programa que determinará as linhas gerais de cada curso superior oferecido no Brasil, ajustando suas denominações.
Segundo Wollinger, a medida servirá para melhorar a avaliação dos cursos.
“Temos um problema na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pois avaliamos cursos dentro de uma mesma área que nem sempre têm um perfil semelhante. A avaliação não é representativa”, disse.
Para concretizar a medida, a Sesu lançará uma página na Internet, na próxima segunda-feira, com referenciais curriculares mínimos de cada curso proposto. A página ficará no ar durante um mês para consulta pública, onde todo brasileiro poderá agregar contribuições e sugerir modificações nas linhas gerais de cada curso.
Pela proposta do MEC, os 22 cursos seriam: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química.
Atualmente existem 1535 cursos da área de Engenharia cadastrados no MEC. Desses, 1464 estão em atividade, 24 em atividade parcial, 22 paralisados e 25 em processo de extinção.
O representante do MEC também informou que o ministério atentará para as mudanças tecnológicas, que poderão criar novos cursos, mas essa situação será sempre avaliada com o cruzamento de dados dos referenciais curriculares nacionais.
O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, elogiou a iniciativa do MEC e convocou todo o corpo técnico do Conselho a acessar o site da Sesu na próxima segunda-feira para uma análise profunda dos referenciais curriculares.
“Essa medida do MEC vai facilitar muito o trabalho do Conselho. Há muitos cursos cadastrados em Engenharia que não possuem, de fato, nenhuma relação com a área. E devo lembrar que o Sistema Confea/Crea já percebeu esse problema. Desde 2005, reduzimos os títulos profissionais de cerca de 1000 para 304”, declarou.
Segurança do Trabalho
Questionado pelo conselheiro Gracio Serra sobre a ausência do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do projeto, Wollinger afirmou que há um entendimento no MEC de que Segurança do Trabalho é uma área de estudo que vai além da Engenharia.
“O curso é uma agregação de domínios para engenheiros. Achamos que alta segurança deve ser feita por um tecnólogo, formado por um curso de 3 anos. Mas isso é uma discussão longa, que ainda vai ser aprofundada”, declarou.
Thiago TibúrcioAssessoria de Comunicação do Confea
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Concurso para a Cedae
"A Companhia Estadual de Água e Esgoto (Nova Cedae) publicará o edital de seu concurso público, no próximo mês. Serão 162 vagas de níveis Médio, Técnico e Superior. Os salários iniciais variam de R$ 1.395,28 a R$ 3.525,36. Depois do período de experiência, os vencimentos serão de R$ 1.641,51 a R$ 4.147,48. Organizada pelo Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), a seleção oferece 46 oportunidades para os cargos de operador de tratamento de esgoto, destinados aos candidatos que possuem o Ensino Médio completo. Os selecionados receberão vencimento inicial de R$ 1.395,28. Para o Nível Técnico, há vagas para as áreas de laboratório e segurança do trabalho. As inscrições serão abertas logo após a divulgação o edital. Os valores das taxas serão de R$ 45 (cargos de Nível Médio), R$ 55 (vagas de Nível Técnico) e R$ 65 (funções de Nível Superior)".
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Vaga de Trabalho
Vaga pra trabalhar em Macaé.
Exigência: No mínimo 3 anos de experiência na função (em CTPS)
Entrar em contato com o TST Luz
Cel:9818-7613 / 7834-5184 (Nextel)
(OBS: Não é Luiz, é Luz mesmo)
Ahh.. A vaga é pra ontem... Urgente!!
Boa sorte!
sábado, 13 de junho de 2009
Cordel do Acidente de Trabalho
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Espaço para Segurança no Trabalho em mídia regional
Esta iniciativa nos auxiliará e com certeza contribuirá na divulgação junto a sociedade das questões envolvendo nosso setor.
Informação nunca é demais.
Abaixo segue o link:
http://www.odiarionews.net/seguranca.html
Créditos para a Janete Carla Felipe
domingo, 7 de junho de 2009
"Acidente de trabalho mata ajudante de operação da INB de Buena em SFI"
"Corpo do funcionário está no interior da empresa. A Polícia Militar já foi para o local.Foto: divulgação.Um acidente de trabalho no início da noite deste sábado, 06-06, por volta das 18h30m na INB Indústrias Nucleares do Brasil, localizada em Buena, distrito de SFI, resultou na morte de Julio César dos Santos Ribeiro, ajudante de operação 1, de 26 anos. Segundo informações de um colega de trabalho da vítima, que não quis se identificar, Julio César caiu no meio de uma esteira que transporta areia monazítica e foi tragado por um rolo para em seguida ser arremessado de uma altura de cerca de 3 metros para o chão. O sargento Batista, da 3ª Cia de Polícia Militar de SFI, confirmou a notícia e informou que uma viatura já foi para o local. Um rabecão do IML estaria a caminho de Buena. O gerente da INB, Roberto Douglas Pasquier disse agora que lamenta a morte do jovem neste acidente de trabalho. A Unidade de Tratamento de Minérios - UTM, da INB em Buena, está localizada no município de São Francisco de Itabapoana e é a encarregada da prospecção e pesquisa, lavra, industrialização e comercialização, dos minerais pesados conhecidos popularmente como "areias monazíticas".
Atualizado às 20h09m: Segundo o líder comunitário em Buena, Amaro Barros, conhecido por Amarinho de Buena a notícia quando chegou a sua residência ele estava assistindo ao jogo do Brasil com o Uruguai. “Até o momento são muitas as versões para o acidente. A que fiquei sabendo foi que o rapaz teria sido puxado pela camisa quando estava fazendo limpeza em baixo da esteira. Arrastado ele acabou morrendo ao passar por um rolo”, disse. Outras informações dão conta de que o corpo de Julio César ficou com cortes profundos e que o rosto teria ficado desfigurado. A perícia está a caminho e o acidente ficará esclarecido com os depoimentos dos colegas que presenciaram o fato".
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Acidente fatal por choque elétrico
Cuidado ao aproximar-se da rede elétrica. Os exemplos de choques ou óbitos provocados por energia elétrica são os mais diversos. Casos como o apresentado no vídeo, como também crianças que soltam pipas perto da rede elétrica além de pessoas que roubam cabos elétricos estão entre os casos comuns, mas os deslizes não param por aí. Instalações mal feitas e equipamentos irregulares são, muitas vezes, causas de diversos tipos de acidentes fatais. É fundamental respeitar as distâncias correspondentes às zonas livres, controlada e de risco constantes no Anexo II da NR-10.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Riscos da profissão de frentista serão debatidos em audiência na Alerj
"A Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio realizará uma audiência pública para discutir a situação dos frentistas e os riscos da profissão. O debate será nesta terça-feira (02/06), às 9h, na sala 316 do Palácio Tiradentes.
O presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), disse que o Sindicato dos Frentistas queixa-se de graves questões, como a falta de segurança nos postos. "Além disso, vamos discutir outros temas que estão na pauta do sindicato, como os uniformes utilizados pelas frentistas, que as expõem ao assédio de alguns clientes, assim como a utilização de menores de idade nesta atividade", contou o pedetista.
Para participar do debate, foram convidados os presidentes das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Inês Pandeló (PT), e de Assuntos do Idoso, da Criança e do Adolescente, deputado Mário Marques (PSDB)".
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Dialogar é preciso!
Vaga para emprego
Disponibilidade para morar em Macaé ( trabalho fixo na base).
Beneficios: Plano de saude; Odontologico; Vale refeição.
Salário a combinar (informar o mínimo pretendido, caso contrário cv será descartado).
quinta-feira, 28 de maio de 2009
05 de Junho - Dia mundial do Meio Ambiente e Ecologia
Estou passando para falar de um assunto muito importante que não podemos deixar pra depois: Meio Ambiente.
No proximo dia 5, é comemorado mundialmente o dia do Meio ambiente e da ecologia.
Em vários lugares serão realizadas semanas comemorativas e no IFF unidade Guarus é um deles.
Informações no site:
http://www.unedguarus.cefetcampos.br
Acho que nossa participação é muito importante, não somente por ser uma de nossas atribuições, mas principalmente por sermos cidadãos, pois somos a primeira geração que tem conhecimentos sobre as mudanças climátias e isso nos torna os primeiros com possibilidade de revertê-las.
Informações sobre a comemoração do dia do meio ambiente no mundo: http:\\solgiudice.blogspot.com
Um abraço a todos!
Boas Vindas!
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Incentivo e vaga.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Mestre Luiz Ribeiro pelo convite e pela confiança em me permitir postar neste blog, que certamente se concretiza como um umpoto de encontro dos ex-alunos.
Nobres colegas:
Como 1ª postagem, deixo uma mensagem de incentivo aos companheiros, recém-formados.
Todos nós sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, mas não desanimem. Dificuldades surgem aos montes, mas as vagas também existem. Não se deixem levar pelos obstáculos, todos somos capazes, e aqueles que verdadeiramente se dedicarem e confiarem na carreira, irão encontrar a realização profissional, tão almejada.
Abaixo, anexo 02 oportunidades que me foram encaminhadas por e-mail.
Assim como estas, pretendo postar outras. BOA SORTE A TODOS!
Elfe Contrata para prestação de serviços à Petrobras:
TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Contratação Temporária de mínimo de 6 meses, posteriormente sendo absorvido por outra empresa - Início Imediato!
Local: Poliportos - Caju - RJ
Salário: R$ 1700
Benefícios: VR (R$ 10,00) + VT + Plano de Saúde
Pré-requisitos: Curso técnico de segurança do trabalho; CREA Ativo; 2 anos de experiência na função.
Os interessados devem enviar currículo urgente para fernandacunha@elfe.com.br colocando no campo assunto o nome da vaga.
Curso aborda prevenção de acidentes com perfurocortantes
A NR-32 prevê o estabelecimento de diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
O curso, que tem carga horária de 16 horas, terá aulas expositivas e discussões de exemplos de casos. Serão apresentadas quatro palestras:
“Agentes ambientais abordados na NR-32 e formas de prevenção a estes riscos”;
“Hepatite B e C, aids e tuberculose, suas epidemiologias, formas de prevenção, profilaxias pós-exposição e tratamento – Sistema de notificação e vigilância de doenças infecciosas ocupacionais”;
“Implantação de um sistema de gestão para prevenção dos acidentes com perfurocortantes – dificuldades encontradas e possíveis soluções na implantação desse sistema” e “Fiscalização da NR-32”.
Além da coordenadora do evento, Érica Lui, o curso terá os palestrantes, Guilherme Côrtes Fernandes, médico infectologista da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e coordenador do Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (PARBOS) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS de Juiz de Fora e Antônio Carlos Ribeiro Filho, médico do trabalho, auditor fiscal da Gerência Regional do Trabalho (GRTE) de Juiz de Fora e membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN) da NR-32.
O curso visa atingir os trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e saúde no trabalho, fiscais do trabalho e profissionais que trabalhem nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a implantação e a fiscalização da NR-32, bem como, dar subsídios técnicos para implantação de um programa de prevenção a acidentes com perfurocortantes.As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (71) 3272-8850 ou pelo e-mail kylyanaqueiroz@fundacentro-ba.gov.br.
sábado, 23 de maio de 2009
Caindo na real!
sexta-feira, 22 de maio de 2009
A primeira instrução é a que fica!
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Em postagem pretérita, noticiamos, aqui, a edição do Decreto n.º 6.481 de junho/2008 que fazia referência a Lista TIP.
A Ditadura Diária
terça-feira, 12 de maio de 2009
Vaga para emprego
Experiência: no mínimo 1 ano de experiência.
Se possível candidato com experiência em Petrobras.
Salário: R$ 1.525,13
Carga horária: 08:00 ás 18:00.
Os interessados e dentro do perfil solicitado, deverão enviar curriculum, mencionando no campo assunto, o cargo desejado para o seguinte e-mail:consultrh2008@yahoo.com.br
Obs.: Benefícios Vale-refeição, Vale-transporte, Plano de saúde e odontológico. A Empresa não disponibiliza moradia nem qualquer tipo de alojamento, ficando por conta do contratado.
Antigo, jamais ultrapassado.
domingo, 26 de abril de 2009
domingo, 19 de abril de 2009
Compressor explode e dilacera perna de pintor
Veja aqui:
http://www.odiarionews.net/Arquivo/Abr/17/policia%20-%202.html
Um abraço a todos.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Fatal, mas sem fatalidade

PS.: Para ver a imagem e o texto do jornal em tamanho maior clique sobre eles.